Começaram as matrículas nas escolas da rede estadual de educação

unnamed (1)

As matrículas para o ano letivo de 2019 nas escolas da rede estadual de ensino começaram nesta segunda-feira (07). Os estudantes que realizaram a pré-matrícula online, no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), têm até o dia 18 (sexta-feira) para comparecer às escolas onde tiveram suas vagas reservadas e entregarem os documentos solicitados.

No total, foram ofertadas 110 mil vagas para a 1ª série do Ensino Médio em 711 escolas da rede estadual de ensino nos 217 municípios maranhenses, incluindo os 36 Centros Educa Mais (Escolas de Educação Integral). Em todo o estado, muita gente procurou as escolas na manhã desse primeiro dia de matrícula. No Centro de Ensino Maria José Aragão, na Cidade Operária, alguns pais compareceram à escola nas primeiras horas do expediente. Na escola as 120 vagas ofertadas para a primeira série do Ensino Médio foram reservadas no primeiro dia de pré-matrícula online.

“Nesse primeiro dia, tudo transcorreu dentro da normalidade. Nós nos preparamos com três funcionários para atender os pais. E este ano o sistema está bem mais fácil, porque se a gente quiser pode até fazer a matrícula diretamente no Siaep e depois só imprime o dossiê já preenchido. Aqui, a partir da matrícula nós temos um segundo momento que é de entrevista onde atendemos individualmente cada pai com seu filho para conhecermos melhor a história daquele aluno, e para que ele tome conhecimento das regras da escola”, disse Wilson Chagas, gestor da escola.

No Centro de Educação Integral Estefânia Rosa, no Turu, as vagas disponíveis para as três turmas da 1ª série do Ensino Integral, também foram todas reservadas. “Oferecemos três turmas para a 1ª série do Ensino Integral, cada turma com 40 alunos. E graças a Deus todas foram preenchidas na pré-matrícula. A pré-matrícula online facilitou muito o nosso trabalho, porque o aluno que vem para cá já está com a vaga garantida, nós já sabemos quantos pais nós iremos receber. E a escola está preparada para receber esses alunos cujos pais confiaram em nosso trabalho”, disse a professora Márcia Quirino, Diretora Auxiliar Administrativo do CEIN Estefânia Rosa.

O CEIN Almirante Tamandaré está no terceiro ano de ensino integral e ofertou 200 vagas, todas preenchidas em 3 dias. Paralelo às matrículas para a 1ª série, são realizadas as rematrículas para os alunos das 2ª e 3ª séries. E Wagner de Jesus não perdeu tempo, foi ao Centro de Ensino Cidade de São Luís, na Cohab, renovar a vaga da filha Gemima Lins, na 3ª série do Ensino Médio. “Eu gosto muito da escola, pelas referências que Gemima dá quando fala da escola e pelo aprendizado que ela tem. E a expectativa para esse terceiro ano é muito boa, esperamos que a escola terá uma boa estratégia para fazer com que os jovens possam ter cada vez mais possibilidades de chegar onde ele deseja”, afirmou Wagner.

“Esse é um momento decisivo para nossa turma. E todo mundo diz que o terceiro ano é uma revisão das séries anteriores, que é um ano fácil. Mas, eu acho que tudo vai depender da nossa dedicação, da nossa prática de estudo. E a minha expectativa é muito boa”, concluiu Gemima Lima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s