Criação de frente parlamentar para acompanhar recuperação de barragens no Maranhão

a35fff599f3e2722b7e71d86307d35e5

O Maranhão foi um dos 14 estados contemplados para a recuperação de três barragens, localizadas no Rio Pericumã, em Pinheiro, Flores, em Pedreiras, e Batatã, em São Luís, graças ao Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União (Planerb), anunciado pelo Governo Federal na última semana.

O anuncio animou a deputada Thaiza Hortegal (PP) a  solicitar ao Ministério de Desenvolvimento Regional uma reunião com a equipe do Planerb, na tentativa de agilizar a recuperação da barragem de Pericumã, onde cabos se romperam esta semana e vêm causando inundações em bairros ribeirinhos. Para a deputada, que é esposa do prefeito da cidade de Pinheiro, é necessário a criação de uma Frente Parlamentar, cujo pedido já foi protocolado, para garantir o acompanhamento não apenas do plano, mas de diversas ações de prevenção a tragédias.

“Precisamos cobrar agilidade, levantar todas as informações necessárias e garantir todo suporte. Estaremos também em Brasília cobrando o Ministério para poder agilizar a recuperação dessas barragens. Então, é importante que essa Frente Parlamentar esteja montada e, assim, apresentar a real situação, para que todos fiquem cientes da gravidade do caso, que envolve parte do Médio Mearim, a Baixada e a capital”, disse a deputada.

Já passa de 100 o número de famílias que tiveram que deixar suas casas devido à inundação  causada pelo rompimento da barragem do Rio Pericumã, no município de Pinheiro. Segundo a deputada, a Secretaria de Desenvolvimento Municipal está encarregada de fazer o alojamento das famílias,tendo que buscar as vítimas com canoas. A chuva ininterrupta há 72 horas na região fez o rio transbordar, juntando a água doce à salgada, e a inundação já toma conta de toda a parte baixa da cidade.

A Frente Parlamentar para Fiscalização das Barragens e Comportas no Estado do Maranhão terá a prerrogativa de levantar todas essas informações sobre as barragens, fiscalizar as estruturas, intervir junto aos órgãos responsáveis por manutenção e o custeio dessas barragens, realizar as inspeções de segurança, planos de estudo técnico e audiências públicas, entre outras necessidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s