Flávio Dino tenta se aproximar do governo Federal por meio de Mourão

images_cms-image-000620831

Com a tentativa de se aproximar do governo Federal para evitar a privatização do Porto de Itaqui, o governador Flávio Dino esteve no gabinete do vice-presidente Hamilton Mourão, na ultima terça-feira, em Brasília. Na ocasião, o governador convidou o vice-presidente para uma visita institucional ao Porto maranhense, que, de acordo com o Anuário Estatístico 2018 da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), divulgado no mesmo dia do encontro (12), teve o maior crescimento em movimentação de cargas entre os portos públicos do Brasil.

Outra pauta abordada durante a reunião foi a questão da segurança pública. Flávio Dino destacou os investimentos que seu Estado fez para diminuir a criminalidade em todo o estado e, consequentemente, a capital São Luís sair da lista das 50 cidades mais violentas do mundo. “São quase 5 mil nomeações de novos policiais, promoção de cerca de 10 mil e a renovação de 90% da frota de viaturas das Forças de Segurança do Maranhão”, disse o governador ao vice-presidente durante a reunião.

Os aliados de Dino observaram após o encontro que, apesar de ser oposição ao governo de Jair Bolsonaro, o governador busca manter uma posição institucional com o governo federal e lançar pontes na direção de Mourão.

A conduta do vice-presidente Mourão de expor-se publicamente e manter uma agenda política própria tem gerado atritos cada vez maiores nos bastidores do governo, em especial com o clã Bolsonaro. O vice recebe pela segunda vez um líder da oposição a Bolsonaro; no último dia 7, recebeu lideranças da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ligada ao PT. No encontro, o presidente da entidade, Vagner Freitas, fez duras críticas à reforma previdenciária elaborada pelo novo governo, apontando que a proposta retira direitos dos trabalhadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s