Seu Sonho, seu tesouro

Daniel Arcelino Serra era mais um jovem do interior do estado do Maranhão que saiu de sua terra natal (São Vicente Ferrer), em 1957, aos de 17 anos de idade, à convite do seu Tio Raimundo Irineu Serra para morar com ele no Rio Branco, no Estado do Acre, onde havia acabado de fundar uma doutrina chamada Daime, que se ingere uma bebida sagrada feita de folhas e cipós em seus rituais. Daniel estava prestes a iniciar a sua longa jornada de mistérios e de autoconhecimento que o levaria bem mais tarde a fundar, no Maranhão, uma sede da doutrina do seu tio, terra onde ambos nasceram.

Como parte desta história, fui privilegiado em poder ajudar e acompanhar essa jornada de Daniel em retornar ao seu estado de origem, após passar 50 anos morando no Rio Branco. Ajudei nos seus primeiros passos da fundação de sua igreja, apoiando, dando sugestões e registrando, em vídeo e na memória, todo esse processo da busca do seu sonho, seu tesouro, que foi construir e fundar, no dia 27 de março de 2008, dia do seu aniversário, o Centro de Iluminação Cristã Estrela Brilhante Raimundo Irineu Serra, conhecida carinhosamente como ‘Estrela Brilhante’.

Com esses arquivos e o toque magistral e competente das imagens dos fotógrafos Marco Maia e Jefferson Stander, que também assina a edição e o roteiro do documentário, pude abrir esse baú de registros e resgatar parte da história da vida deste senhor, que faleceu aos 71 anos, no dia 18 de outubro de 2011, após cumprir sua missão, deixando uma sede bem estruturada e visitada. Até hoje, durante o mês de março, é realizado o Festival Ecumênico Estrela Brilhante, encontro que reúne diversas correntes ayahuasqueiras de vários estados do Brasil e de outros países, como Uruguai, Argentina, México, Africa do Sul e Estados Unidos.

E foi esta a data escolhida para fazer o pré-lançamento do documentário O Tesouro, que conta a saga deste maranhense em fundar a doutrina do seu tio no Maranhão e reunir vários pessoas em torno desta bebida sagrada. A exibição vai acontecer no próximo dia 25 de março, a partir das 19h, na sede do Estrela Brilhante, com uma roda de conversa sobre este atraente e curioso personagem, que cativava qualquer um com cinco minutos de conversa.

A próxima exibição do O Tesouro será no Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo, que acontece de 14 a 24 de julho de 2019, e em festivais sobre o tema em todo pais. Confira a programação por aqui, e nas redes sociais do documentário (@documentariootesouro). Bom filme!!!!

Mivan Gedeon
Diretor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s