Pré-estréia do documentário O Tesouro


O documentário O Tesouro, do jornalista e documentarista Mivan Gedeon, tem sua pré-estréia na próxima segunda-feira, 25 de março, às 19h, no Centro de Iluminação Cristã Estrela Brilhante Raimundo Irineu Serra (www.estrelabrilhante.org), no município de  Paço do Lumiar. Mesmo local do cenário do documentário, que tem 22mim de duração, e  conta a história do maranhense Daniel Serra, que após conviver por 50 anos ao lado do seu tio, o fundador da doutrina do Santo Daime, Raimundo Irineu Serra, retorna ao Maranhão para fundar a mesma doutrina no estado onde os dois nasceram.

O jornalista e documentarista Mivan Gedeon acompanhou este período em que seu Daniel retornou ao Maranhão, ajudando nos primeiros passos de fundação de sua sede, documentando e registrando em imagens e textos os primeiros passos dele em busca do seu maior tesouro, seu sonho, que foi  fundar um Centro para representar a doutrina do tio.

Com imagens arquivos e captadas pelo jornalista durante este período (2007 a 2011) e o retoque das imagens dos fotógrafos Marcos Maia e Jeferson Stader, foi possível a construção desta estingante história, de um senhor que cativava a todos com cinco minutos de conversa.

Daniel Faleceu em 19 de outro de 2011 e até hoje seu espaço é frequentado por milhares de seguidores, simpatizantes e curiosos de várias cantos do país e do mundo. O vídeo não pretende abordar a temática da bebida, mas sim, da história deste personagens folclórico do Maranhão, tanto o fundador da doutrina do Santo Daime, que era maranhense, como seu sobrinho, que retornou ao estado para representá-lo no seu estado.

O vídeo tem a pretensão de desmistificar o preconceito sobre a bebida (Daime, ayahausca, vegetal…) e mostrar o quanto esta doutrina faz parte do arquétipo das manifestações populares do Maranhão, apesar dela ter surgida nos anos 30 do estado do Acre. O vídeo terá sua pré-estreia na sede fundada pelo seu Daniel Serra, no município de Paço do Lumiar, durante o 10 Festival Ecumênico Estrela Brilhante, que todo ano reúne milhares de seguidores e simpatizantes desta bebida sagrada, usada em seus rituais. O tesouro também estará na mostra competitiva do 42° Festival Guarnicê de Cinema, que acontece de 14 a 21 de junho de 2019 em São Luis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s