Funcionamento das Feiras Livres de São Luís está comprometido

Barracas Agricultura Familia MaranhãoO vereador Honorato Fernandes (PT) conduziu, na manhã desta segunda-feira, 10, reunião na Câmara Municipal de São Luís com um grupo de feirantes das Feiras Livres de São Luís. O encontro teve como objetivo buscar soluções para melhorar as condições básicas de funcionamento.

Segundo os feirantes, a falta de caminhões para carregar as barracas, bem como a inexistência de banheiros químicos, são alguns dos muitos problemas de infraestrutura que estão inviabilizando o bom funcionamento das feirinhas. A reunião, além do vereador petista, contou com a presença dos vereadores Marcial Lima (PRTB), Estevão Aragão (PSDB), Marquinhos Silva (DEM), Aldir Filho (PR), Raimundo Penha (PDT) e Gutemberg Araújo (PRTB).

As feiras livres são de responsabilidade da Semapa (Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento), que tem a frente Ivaldo Rodrigues (PDT). No início da reunião, Robson Martins, gerente das feiras livres de São Luís, fez um resumo da situação em que se encontram as feiras, e ratificou que os trabalhadores estão sem condições de desenvolver suas atividades.

Martins falou da falta de compromisso da Semapa, que não libera os caminhões usados pelos feirantes para o transporte das barracas, o que tem, praticamente, inviabilizado o trabalho. Destacou também a falta de segurança e de infraestrutura básica.

“Centenas de famílias dependem das feiras para sobreviver. É um absurdo investirem tanto todo final de semana na Feira da Praça Benedito Leite e deixar as feiras livres sem transporte, banheiro e segurança. Estamos sem condição de trabalho e a grande responsável é a Semapa”, disse Robson Martins.

O feirante Israel Costa fez um depoimento cheio de emoção, falando que todo o sustento da sua família vem da feira e que as dificuldades que estão enfrentando estão impossibilitando este sustento.

“Tenho contas para pagar e a mensalidade da faculdade da minha filha está atrasada. Antes eu conseguia honrar os meus compromissos, mas isso que esse secretário da Semapa está fazendo é uma crueldade. Eu não sei o que vou fazer”, disse Israel.

Vários depoimentos foram dados e o ponto comum entre todos é a preocupação com o futuro das feiras livres. Ao final do encontro, Honorato Fernandes falou sobre os encaminhamentos que serão tomados. O parlamentar destacou ainda que todos estão do lado dos feirantes nesta luta, que não é apenas por caminhão ou banheiro químico, mas também por dignidade.

“Em primeiro lugar, vamos marcar uma reunião com o secretário da Semapa, Ivaldo Rodrigues para resolver, de uma vez por todas, a questão dos caminhões. Vamos também pedir informações sobre o serviço de manutenção destas feiras; fazer uma moção de repudio sobre o tratamento que é dado às feiras livres em comparação a todo apoio dado a Feira da Benedito Leite. Marcaremos, ainda, uma audiência com o Secretário de Segurança Pública para tratar sobre a questão de segurança e, finalizando, vamos pedir informações sobre a confecção de barracas para as feiras livres que já foram autorizadas, mas que até agora os feirantes não foram contemplados”, finalizou Honorato Fernandes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s