Maranhão ficou de fora das verbas federais de combate a focos de incêndio

captura-de-tela-2019-08-26-as-11-42-26-600x379

O Maranhão ficou de fora da liberação imediata de R$ 38,5 milhões, pelo Ministério da Economia, para ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais e levantamento e combate a focos de incêndio. Por conta disso, o governador do Maranhão, Flávio Dino, tem feito de tudo para conseguir parte desta verba.

Hoje, Flávio Dino, participa, em Brasilia, de agenda com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e os demais governadores da Amazônia Legal para tratar sobre a grande incidência de queimadas na região e, claro, da verba que não vem para o Maranhão, estado que tem uma parte do seu territória dentro dos estados que compõe a Amazônia Legal.

Para isso, Flávio Dino tenta estreitar essa difícil relação com o governo Bolsonaro. Desde o último sábado (24), o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBBMA) capacita 150 integrantes do Exército Brasileiro. O trabalho faz parte de cooperação entre o Governo Federal e o Governo Estadual para a garantia da lei e da ordem constitucional no combate a focos de incêndio e desmatamento ilegal no Maranhão.

O próximo passo da cooperação é o sobrevoo nas áreas onde foram registrados os maiores focos de incêndio no estado. O Batalhão de Policiamento Ambiental, da Polícia Militar, também integra a ação, que ocorre na manhã de hoje (27).

Dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, sete (Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) formalizaram e tiveram autorizada a solicitação para emprego da Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA) para combate aos focos de incêndio na região. Já os estados do Amapá e do Maranhão foram os últimos a realizarem a solicitação da GLO, mais ainda podem ter a ajuda federal confirmada a qualquer momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s