Seminário em prol ao pacto pela melhoria da qualidade da educação no estado

unnamed (4)

Com o objetivo de unir esforços em busca de melhorias nos indicadores de qualidade da aprendizagem nas redes públicas de ensino do Maranhão, cerca de 500 articuladores de  pedagógicos regionais e de 215 municípios maranhenses participaram, na tarde de ontem (28),  do 1º Seminário Formativo do Pacto pela Aprendizagem e Adesão à Busca Ativa Escolar

O foco principal do encontro é de intensificar o regime de colaboração entre Estado e municípios, melhorando a aprendizagem e elevação dos índices de permanência dos estudantes no ambiente escolar, o Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) e Escola de Governo do Maranhão (EGMA).

Na cerimônia de abertura, o governador Flávio Dino destacou a importância da busca por parcerias que auxiliem no fortalecimento do movimento pela qualidade da educação do Maranhão.

“Plantar educação exige coragem, porque significa mobilizar recursos e, às vezes, não ser adequadamente compreendido no seu tempo. A escola, a aprendizagem e a educação incidem sobre o núcleo de todos os dramas que o país vive, que se chama desigualdade. E a desigualdade é tão perversa, que ela se alimenta de modo contínuo e automático se você não a enfrenta”, reforçou o governador.

Na abertura do evento, foi assinado o Termo de Adesão à Busca Ativa Escolar, uma plataforma gratuita de tecnologia social que visa contribuir com os municípios e os estados e que é desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, apresentou os resultados do Sistema de Avaliação do Maranhão (Seama) e os índices educacionais já alcançados pelo Maranhão, reforçando que este é mais um momento importante de continuidade do Programa Escola Digna, que agora tem um foco ainda mais pedagógico. “Precisamos garantir que nossos estudantes estejam dentro da escola e efetivamente aprendendo. Esse é o nosso principal objetivo, que resultará na melhoria dos índices educacionais do nosso estado”, disse Camarão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s