Base de dados sobre o Bioma Amazônico maranhense já esta disponíveis para downloads

18485_foto_1_zee_handson_5728963809545927324

Importante instrumento de ordenamento territorial e planejamento de políticas para melhoria da qualidade da população, os primeiros produtos resultantes do Zoneamento Ecológico Econômico do Bioma Amazônico do Maranhão (ZEE-MA) foram entregues nesta quinta-feira (29), pelo Governo do Maranhão.

Com os dados entregues até o momento, o Governo, a Sociedade Civil e demais instituições dos setores público e privado terão à disposição informações para desenvolver estrategicamente a gestão territorial do Bioma Amazônico pelos próximos anos, com foco no desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região.

O presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Dionatan Carvalho, destacou o esforço dos pesquisadores e das instituições envolvidas no estudo da realidade territorial maranhense.  “Só foi possível entregar esse banco de dados porque, diferentemente de outros estados, estamos produzindo um trabalho com instituições e pesquisadores do Maranhão que conhecem profundamente a realidade local. Parabenizo e agradeço toda a equipe por esse esforço”, disse.

A base de informações sobre o Bioma Amazônico abrange todos os bancos de dados temáticos e integrados do território, disponíveis para downloads em Sistema de Informações Geográficas (SIG). O Sistema também disponibiliza aplicativo em ambiente web para geração de produtos cartográficos a partir de bases cadastradas. Já o caderno de mapas, aborda o levantamento de bases cartográficas nos meios físico, biótico, socioeconômico e arranjo jurídico-institucional.

“Essa base cartográfica é única e inédita produzida no Maranhão e vai nos auxiliar a planejar o território nos próximos 10 anos”, explicou o pesquisador sênior do ZEE-MA, Luiz Jorge Bezerra da Silva Dias. A equipe do ZEE também disponibilizou o Relatório com Sumário Executivo dos eixos estudados. O relatório sobre o Banco de Dados e outros documentos do ZEE já podem ser baixados gratuitamente no site do programa, acessando:  http://www.zee.ma.gov.br/Portal/relatorios

Próximas etapas

A etapa técnica de produção do ZEE-MA, etapa Bioma Amazônico deve ser concluída até o final do ano. Em setembro, o governo entregará o Prognóstico, Cenarização e Relatório de Zonificação, abordando respectivamente as expectativas para o desenvolvimento sustentável da área e a síntese de Ecologia de Paisagens com integração das bases naturais.

Em outubro serão realizadas Audiências Públicas em todas as regiões do Bioma Amazônico maranhense, para ouvir a população sobre a construção do Zoneamento. A partir de novembro, o governo construirá um Projeto de Lei que será submetido à votação na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s