Senador define atividades para aposentadoria por periculosidade

Projeto de lei que define critérios para que trabalhadores tenham acesso a aposentadorias especiais por periculosidade foi apresentado ontem ((05/10), pelo senador, líder do MDB, Eduardo Braga (AM). O tema foi objeto de 1 acordo durante a votação final da reforma da Previdência.

Havia 1 vácuo na legislação sobre quem deveria ou não ter o direito à pensão especial. Assim, muitas das pessoas que consideravam ter trabalhado em condições de periculosidade ganhavam na Justiça o direito ao benefício, o que gerava gastos ao governo.

Durante o 2º turno de votação da reforma, senadores da oposição apontaram que as novas regras tiram da Constituição a possibilidade de critérios especiais para aposentadoria de trabalhadores em atividades de risco, como vigilantes e eletricitários.

A PEC permite aposentadorias especiais apenas para trabalhadores com deficiência e que atuem expostos a agentes químicos, físicos e biológicos. O projeto seria uma forma de atenuar a exclusão dos direitos, alcançando mais trabalhadores em risco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s