Discutir projetos, definir ações conjuntas e trocar experiências para fins de parcerias entre os estados que compõem a Amazônia Legal. Este é o objetivo do 19° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontece de hoje (27) até amanhã (28) no hotel Grand São Luís e no Palácio dos Leões.
As pautas principais se referem ao desenvolvimento sustentável da região amazônica, clima e políticas sociais comuns aos nove estados. Entre as atividades, são promovidas, simultaneamente, seis reuniões das Câmaras Técnicas, Grupos de Trabalhos e reunião ordinária do Conselho de Administração. No ciclo de reuniões desta quarta-feira, a Câmara Administrativa discutiu a validação dos trabalhos iniciados na oficina técnica ocorrida em Brasília; o projeto prioritário ‘Fortalecimento das Cadeias Produtivas da Biodiversidade’; assuntos administrativos e orçamentários do Consórcio Nordeste e apresentou o processo de compras compartilhadas do consórcio.
O evento, que é representado pelos governadores, vices e demais autoridades dos Estados do Acre, do Amapá, do Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, de Roraima, do Tocantins, da Amazonas e do Maranhão. “Esse encontro é interessante para conhecermos cada estado da região, a cultura, o modo que cada um pensa e trocar informações sobre projetos e experiências. Levarmos para nossa região o que deu certo e, especificamente, entender como as plataformas e emissoras públicas se comunicam, tendo em mente ações comuns aos estados da Amazônia Legal. A comunicação é o centro nervoso de qualquer gestão e precisa ser pensado”, enfatizou o secretário de Estado de Comunicação de Roraima, Marcos Marques, que integrou a Câmara de Comunicação.