Calçadão da Ponta da D´Areia corre risco de desabamento


Toda estrutura da calçada da praia da Ponta D´Areia corre um sério risco de cair. Em vários trechos, boa parte do calçadão de pedra estão sem sustentação, porque a maré vai tirando a terra debaixo da plataforma de cimento. A Prefeitura de São Luís colocou uma rede de proteção somente em um dos trechos com erosão. Até porquê, se sinalizasse todos, fecharia o acesso à praia.

Os donos dos quiosques sabem do perigo que estão passando, mas por outro lado, precisam trabalhar. “A gente sabe que isso pode cair a qualquer momento, mas a gente não pode deixar de trabalhar, né? Eles já vieram aqui não é de hoje não. Tenho essa barraca há 15 anos e nunca vi mudar nada por aqui”, diz dona Maria Francisca de Jesus, servindo um casal, que estava sentado em uma mesa em cima de uma dessas plataformas que podem desabar a qualquer momento.

Desde o início de fevereiro, a Prefeitura de São Luís vem realizando algumas pequenas reformas na região, trecho que vai do calçadão em frente ao Hotel Brisamar até a última escadaria que dar acesso à praia. Na Ponta D´Areia foram feitos apenas reparos na calçada em torno do guarda-corpo e a colocação da rede de proteção em um trecho da praia, como alerta de perigo.

“Eles colocaram a rede e pronto, não vieram mais. Ali é um perigo quando a maré enche, pode desabar com alguém em cima da calçada. A maré vai fazendo sua base de sustentação ficar oca até desabar. Com essas chuvas e maré alta, piora mais ainda a situação. Observo também que muita gente se aproxima demais quando às marés estão cheias”, relata Giovanne Mesquita, morador do prédio Ari Oliveira, em frente ao trecho interditado pela rede de segurança.

Segundo a prefeitura de São Luís, a proteção da encosta e o calçadão estavam com a rigidez comprometida em razão da salinidade e que ainda irão executar serviços de demolição da estrutura de proteção danificada, a execução do calçamento e a armação e concretagem dos pilares de proteção.

Porém, a Prefeitura vai finalizar somente 40 metros da extensão da orla, que vai do calçadão em frente ao Hotel Brisa Mar até o posto da Guarda-Costeira, instalado na Ponta D´Areia, com pequenas reformas como pintura da estrutura, asfaltamento da via, pintura dos bancos e limpeza do local. Ou seja, uma maquiagem para passar uma boa impressão de arrumado.

O bairro da Ponta D´Areia é um dos cartões postais de São Luís que concentra quase 70% da rede hoteleira da capital, além de pontos comerciais, restaurantes e condomínios residenciais. Por ali passo boa parte dos moradores da cidade para outros bairros. É a praia mais próxima do Centro e, provavelmente, à primeira vista de boa parte dos turistas que visitam a cidade. Está em tempo de pensar na reforma geral desta praia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s