As fortes chuvas que caíram no Maranhão causaram ou estragos em várias cidades. Só em São Luís, até as 12h desta segunda (9) já choveu 235.6 mm, sendo que a média para o mês de março é de 422 mm. No cálculo, um milímetro de chuva corresponde a 1 litro de água por metro quadrado e o resultado disso em uma cidade como São Luís são alagamentos, quedas de árvores, de encostamentos e muito transtornos para a população.
Na última segunda-feira ruas e avenidas foram alagadas, estradas rompidas e até o prédio desabou. O total de chuva acumulado desde o início do mês, até às 09 horas desta terça-feira, foi de 321,2 mm. Isto significa que em dez dias já choveu na capital maranhense 70% da média de chuva normal para março.
Na tentativa de amenizar os danos após as chuvas, a Prefeitura de São Luís tem mobilizado equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Limpeza Urbana, Obras e Serviços Públicos, Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Urbanismo e Habitação, executando serviços de desobstrução de canais e galerias, recuperação de vias, remoção de árvores e poda, limpeza em pontos de descarte irregular e monitoramento 24h das áreas de risco.
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que o aumento das chuvas no estado tem elevado o nível de diversos rios, porém, até o momento, nenhum município decretou Situação de Emergência.