Morre cinegrafista do SBT, vítima do Covid-19, e empresa é acusada de precárias condições de trabalho

unnamed (8)O cinegrafista Robson Thiago Mesquita, do SBT, morreu na noite de terça-feira (21), vítima do Covid-19. Conhecido como Tio Chico, ele estava internado no Hospital Badin, no Rio. Robson estava fazendo hemodiálise e não resistiu.

A Associação Brasileira de Imprensa, juntamente com a FENAJ e Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas do Município do Rio de Janeiro já havia alertado, na semana passada, sobre as precárias condições de trabalho no SBT aos procuradores do Ministério Público do Trabalho – MPT-RJ, que abriu sindicância para apuração do caso. A procuradora Lucienne Vasconcelos acionou a Vigilância Sanitária e já prepara uma liminar para que um juiz determine o fechamento imediato daquela redação.

Após cinco dias internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva), Robson foi liberado na terça (21) para se recuperar em um quarto de um hospital particular na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

A ABI lembra o falecimento do colega José Augusto do Nascimento, no último dia 13. José Augusto, também do SBT, vinha denunciando, através de áudios, sobre os riscos de continuar trabalhando naquela redação. Chamou-a de “epicentro da contaminação do coronavírus no Rio de Janeiro” e pediu o fechamento da emissora.

O presidente da ABI, Paulo Jeronimo de Sousa, destaca que a entidade mantém a luta por melhores condições de trabalho para a categoria, com o necessário rigor em relação à segurança sanitária.

Em matéria publicada no site da ABI, no último dia 14, o Conselheiro Arnaldo César ainda denunciou que, entre os repórteres, editores, cinegrafistas e apresentadores do SBT que continuam trabalhando, há o temor de que a matriz da emissora em São Paulo mande fechar sua representação no Rio e demita todos.

Antigo armazém de mercadorias, adaptado para ser redação, o espaço não tem ventilação natural adequada. O que facilitou a propagação do vírus. Alguns profissionais que tiveram a doença estão retornando ao trabalho sem, ao menos, terem certeza de que estão plenamente curados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s