Golpe promete teste barato de covid-19 em casa

anuncio-fraudulento-oferece-teste-de-covid-19-para-fazer-em-casa-1588975336311_v2_900x506

Testes rápidos de Covid-19 feitos em casa por um preço muito abaixo do mercado. Esta é a promessa enganosa feita por anúncios de kits de testagem para o novo coronavírus disponibilizados no Mercado Livre, site em que pessoas físicas podem vender produtos, nesta semana.

O problema é que esses anúncios são golpes. Nos comentários, gente que tentou fazer a compra e chegou a pagar por ela afirma não ter recebido o produto — cuja venda online é proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A agência também proíbe que o teste seja realizado pelo paciente em casa sem supervisão de profissional de saúde

No fim da semana passada, ao menos dois anúncios do tipo estavam no ar na plataforma. Segundo o Mercado Livre, já foram excluídos 125 vendedores com ofertas similares e 58 mil propagandas enganosas de produtos que “garantiam prevenir, aliviar ou curar o coronavírus”. Um desses anunciantes oferecia um conjunto importado da China com 20 unidades do teste rápido de marca homologada pela Anvisa por R$ 199,90 — preço similar ao cobrado em farmácias por um teste individual.

A falsa oferta chamou a atenção de diversos usuários, que pediam informações sobre o produto. Na descrição, o anunciante, registrado como “MRICK101”, de São Paulo, pedia que as vendas fossem feitas por fora. Das cem unidades oferecidas, sete foram vendidas, segundo os registros do site.

No meio da tarde, o anúncio foi suspenso pelo próprio Mercado Livre, mas quem acessava o link era encaminhado a outro anúncio semelhante. Com as mesmas descrições, o vendedor identificado como Danilo Aparecido de Almeida, de Embu Guaçu (SP), cobrava na mesma plataforma R$ 209,90 pelo kit com 20 unidades. No registro de Danilo, há quatro avaliações ruins desde a última terça (5).

“[O vendedor] falou que teve um erro no sistema, cancelou a minha compra e enviou um link para eu pagar fora do Mercado Livre. Cara de golpe!”, informou outro possível comprador identificado como Guilherme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s