Medidas solicitadas ao poder público antes da doença avançar no Maranhão

WhatsApp-Image-2020-04-20-at-10.16.46-1024x682

Ainda no mês de março, quando o coronavírus estava avançando no país, o vereador e médico Dr. Gutemberg se antecipou em propor medidas e Projetos de Lei ao poder público. Na ocasião, o parlamentar pediu o isolamento social frisando que para adotar essa medida o poder público precisava dialogar, urgente, com todos os setores da sociedade e definir uma estratégia de manutenção dos empregos nesse período de crise sanitária.

Com as sessões presenciais da Câmara suspensas, Dr. Gutemberg fez uso de suas mídias sociais e escreveu diversos artigos à imprensa para emitir mais um alerta sobre o uso necessário de máscaras para todos, como barreira de proteção ao novo coronavírus. Ele explicou que pessoas com sintomas leves e até os assintomáticos são transmissores da doença.

“Faço um apelo para que todos ao saírem de suas casas, usem máscaras. Façam suas máscaras em casa, de dupla face. E o poder público também precisa distribuir, urgentemente, máscaras para todos. Já ficou comprovado que a explosão dos casos de coronavírus na China foi causada, principalmente, por indivíduos com sintomas leves ou inexistentes”, afirmou o parlamentar ainda no início de abril.

Prevenção

Outra defesa do médico é a ideia de inversão da lógica do atendimento dos pacientes com coronavírus. O vereador afirmou que é preciso priorizar o tratamento do paciente em estágio inicial da Covid-19, com a oferta de leitos e medicamentos protocolares.

Ele ainda coordenou várias reuniões dos representantes da saúde com o poder público para alinhar ações de combate ao coronavírus e cobrar a aquisição de mais equipamentos de proteção – EPI´s. Sua antecipação dos fatos ganhou destaque como parlamentar com importantes projetos de Lei aprovados, nesse período de pandemia, para os profissionais da saúde envolvidos direta ou indiretamente no tratamento de pacientes com coronavírus.

Para esses profissionais já foram aprovadas na Câmara, as propostas do Dr. Gutemberg que solicita: O pagamento de 100% do adicional de insalubridade; Pensão especial aos dependentes desses profissionais, por morte da COVID-19; Convênio dos hotéis da capital com o poder público para a estadia desses profissionais durante a pandemia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s