Em resposta às críticas de Eduardo Bolsonaro, secretário de saúde publica gráfico com resultados positivos do luckdown em São Luís

Em resposta as críticas do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República, em tratar com ironias o resultado do luckdown em São Luis, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, publicou gráfico que mostra que não há indicativos de uma segunda onda de coronavírus na Ilha de São Luís.

“Havia uma clara tendência de crescimento de casos, que foi neutralizada após o lockdown e, pela primeira vez, conseguimos visualizar claramente uma tendência de redução”, disse Carlos Lula ao postar os gráficos nas redes sociais

Os levantamentos foram feitos por técnicos e epidemiologistas da Secretaria de Saúde, que segundo informou o secretário, são análises diárias que ajudam a entender a evolução do Covid-19 no estado e na capital. Outro dado destacado é a chamada sazonalidade, ou seja, a presença de variações que ocorrem em períodos regulares do tempo. “Neste caso, observamos uma redução da quantidade de casos registrados durante os finais de semana”, afirmou Lula.

Em relação aos óbitos, o estudo mostra também a tendência de redução da mortalidade por Covid-19 na Grande Ilha. “Antes do lockdown, encontramos uma tendência positiva de 0,37 na quantidade de novos óbitos. Após a intervenção, esse coeficiente passou para -0,83, o que significa que a política pública foi capaz de gerar um ponto de inflexão. Ou seja, um desvio, o que representa vidas poupadas”, afirmou.

Por outro lado, o coronavírus avançou de forma exponencial para o interior do Maranhão. Um crescimento de 570% até o fim de maio no número de maranhenses contaminados em mais que o dobro de municípios. Hoje o coronavírus está presente em mais de 86% das cidades do estado. As mortes mais do que triplicaram. A Assembleia Legislativa do Maranhão já aprovou projetos reconhecendo o estado de calamidade pública em 27 municípios maranhenses até agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s