ONU prevê queda no comércio mundial de 27%; Brasil será atingido

sacas-de-cafe-para-exportacao-no-porto-de-santos-sp-1586465030478_v2_900x506

Depois de registrar uma contração de 5% nos primeiros três meses do ano, o comércio mundial deverá ver uma queda de 27% entre abril e junho de 2020. Os dados estão sendo divulgados nesta quinta-feira pela Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento. No caso do Brasil, o cenário revela uma deterioração das importações e exportações nacionais. No primeiro trimestre, o país conseguiu manter uma taxa de crescimento de 4% nas vendas ao mercado internacional, ainda que tenha sofrido uma queda de 4% nas importações.

Mas, já em abril, as taxas indicaram um efeito maior da crise. As importações sofreram uma queda de 15%, enquanto as exportações nacionais tiveram uma contração de 6%. De acordo com a ONU, o comércio internacional deverá permanecer abaixo dos níveis observados em 2019, inclusive no segundo semestre do ano.

A queda dependerá não só das interrupções econômicas adicionais trazidas pela pandemia da COVID-19, mas também do tipo e extensão das políticas que os países adotarão para reiniciar suas economias. “Assumindo a persistência da incerteza, a previsão da UNCTAD indica um declínio de cerca de 20% para o ano 2020”, afirma.

O dado vai na mesma direção das previsões da OMC, que indica que o declínio no comércio internacional seja entre 13 e 32 por cento. A Comissão Europeia acredita que o comércio do bloco diminua entre 10 a 16 por cento em 2020. “As estatísticas de algumas das principais economias reforçam ainda mais o quadro sombrio do comércio internacional”, alertou a ONU.
“Em primeiro lugar, os números comerciais mais recentes indicam uma maior deterioração em abril e maio. Em segundo lugar, exceto nos dois primeiros meses de 2020, a China parece ter se saído melhor do que outras grandes economias”, confirma a entidade.

(Jamil Chade – colunista do UOL)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s