Indicado por Bolsonaro, general assume a presidência da Petrobras

Jair Bolsonaro indicou o general Joaquim Silva para ocupar a presidência da Petrobrás

Com o anúncio da saída de Roberto Castello Branco na presidência da Petrobrás, o general Joaquim Silva e Luna é o indicado por Jair Bolsonaro para comandar a Estatal. Ele tem pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Também é pós-graduado, pela Universidade de Brasília, em Projetos e Análise de Sistemas.

Durante a carreira no Exército, Silva e Luna comandou o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (1996-1998), em Boa Vista (RR), e a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (2002-2004), em Tefé (AM). General da reserva do Exército, Silva e Luna foi o primeiro militar a exercer o cargo de ministro da Defesa, no governo do ex-presidente Michel Temer. Ele assumiu o cargo em janeiro de 2018 em substituição a Raul Jungmann. Também participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai e atuou como adido em Israel de 1999 a 2001.

A indicação do general é uma visível estratégia de Jair Bolsonaro de militarizar os postos de comando das estatais Brasileiras, assim como nos ministérios do seu governo. Nos últimos dias, subiu o tom com a gestão de Castello Branco, criticando os sucessivos aumentos de preço dos combustíveis na refinaria — a última foi anunciada ontem (18), com os preços subindo pela quarta vez em 2020. Para amenizar o problema, Bolsonaro indicou que haveria mudanças na companhia e prometeu zerar o imposto sobre o diesel e gás de cozinha para o início de março. Agora é esperar, pois os caminhoneiros estão no limite de tolerância com o governo federal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s