Covid-19: Testagem no Terminal Rodoviário de São Luís é iniciada nesta segunda-feira

Teve início hoje (31) a testagem para Covid-19 no Terminal Rodoviário de São Luís, por onde circulam diariamente cerca de 1,5 mil pessoas. A realização do teste é voluntária e o método utilizado na ação é o Teste Rápido de Antígeno, realizado por meio de amostras coletadas através de swab, um cotonete estéril que é inserido no nariz. Podem se submeter voluntariamente ao procedimento passageiros sintomáticos e também assintomáticos.

Os testes são direcionados para pessoas com bilhetes de embarque e desembarque, além de funcionários, sendo realizados de segunda a sábado das 8h às 18h. As ações de monitoramento dos casos da Covid-19A está sendo realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A gente entende que a testagem em massa é de extrema importância para que possamos acompanhar o andamento da pandemia e identificar esse paciente que é assintomático para que possamos isolá-lo o mais rápido possível, antes que ele contamine outras pessoas. Estamos realizando essas ações nos principais pontos de entrada e saída para identificar justamente esse paciente que está em trânsito”, explicou o secretário adjunto de Assistência à Saúde (SAAS), Carlos Vinícius Ribeiro, que destacou a importância da intensificação da testagem para controlar o aumento de casos da Covid-19 no estado. 

O resultado é possível em até 15 minutos, o que aumenta a capacidade de resposta rápida em caso de resultado positivo para a doença. Passageiros ou funcionários que testarem positivo serão encaminhados para coleta de um segundo exame RT-PCR. A amostra então é encaminhada para análise no Laboratório Central do Maranhão (Lacen/MA). Também é levado em conta por onde essa pessoa que testou positivo para a Covid-19 passou e com quem teve contato.

“As pessoas diagnosticadas com a doença, se assintomáticas, serão orientadas quanto ao isolamento. Já as que apresentarem sintomas da doença, serão referenciadas para uma das unidades para o tratamento da Covid-19”, acrescenta o secretário adjunto, Carlos Vinicius. 

Na última semana, o Governo já havia iniciado a testagem no Terminal da Ponta da Espera e no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, para rastrear casos da doença na Grande Ilha.

Imperatriz

A ampliação do rastreio de casos da Covid-19 também chegou à Imperatriz, com o início do serviço no Aeroporto de Imperatriz Prefeito Renato Moreira, também nesta segunda-feira (31), quando passageiros de dois voos foram testados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s